terça-feira, 29 de outubro de 2013

Obama, a CIA, a Abin e o agente 008997

 



O Estadão publica hoje uma matéria que parece ter saído daqueles livros de espionagem de Frederick Forsyth.

Um agente da CIA e um agente duplo da Abin marcando encontros secretos num restaurante em Curitiba para repassar informações.

Segundo o jornal, o espião americano foi descoberto porque “cooptou o analista 008997 da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), um alto funcionário do órgão que chefiara a estratégica subunidade da agência em Foz do Iguaçu, antes de assumir, em 28 de julho de 2011, a superintendência em Manaus”.

Foz do Iguaçu é  considerado estratégico porque trata-se um centro de colônia árabe e, portanto, suspeito como “point” do que os norte-americanos chamam de grupos terroristas.

O 008….acessava, mesmo já em Manaus, os arquivos da sucursal da  Abin em Foz e, pela narrativa, viajava a Curitiba – sob a desculpa de visitar seu filho – para entregar as informações.

O encontro dos dois foi cheio de “agentices”, segundo o jornal:

(…)ambos usaram técnicas de contrainteligência tanto na chegada quanto na saída da cantina, dando voltas no quarteirão, fazendo manobras diversionistas.(…)

Não se sabe a estranha razão de não fazer a entrega remota, via computador e preferir fazê-la fisicamente, com requintes de 007. Talvez para receber dinheiro, talvez por achar que poderia haver interceptação das comunicações eletrônicas, coisa que os americanos não fazem, não é?

A velha CIA continua onde sempre esteve, e não apenas ouvindo telefonemas e copiando e-mails.
Continua corrompendo para espionar e tudo o mais o que sempre fez.

No caso do Brasil, porém, tem uma vantagem: pode descobrir o que quer sem contratar agentes.
Basta convidar alguns jornalistas e candidatos a Presidente à Embaixada, servir um café que eles entregam o serviço, e de graça.

E saem de lá todos prosas, como se fossem verdadeiros espiões, portando um 45.


Por: Fernando Brito


Fonte: http://tijolaco.com.br/index.php/obama-a-cia-a-abin-e-o-agente-008997/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários ofensivos e que não respeitem as normas deste blog serão deletados.