quarta-feira, 14 de março de 2012

Obama adverte que sanções contra o Irã aumentarão neste verão


O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse nesta quarta- feira que embora " fará o melhor", para usar os canais diplomáticos para o diálogo com o Irã sobre seu programa nuclear pacífico, essa mediação está encolhendo.

Barack Obama, advertiu nesta quarta- feira que as sanções contra o Irã por seu programa nuclear pacífico "serão maiores este verão" e terão um efeito sobre a economia iraniana. Afirmou que a mediação diplomatica está se está reduzindo.

Temos aplicado sanções grandes sobre o Irã e temos movido a comunidade internacional para isto. Essas sanções serão maiores este verão. Eles seguem violando a normativa internacional", declarou Obama direto da Casa Branca ( sede do governo estadunidense) durante uma roda de imprensa com o primeiro ministro britânico, David Cameron.

Obama disse que " enviou uma mensagem clara ao Irã" no sentido de que existe uma oportunidade para negociar e assim evitar maiores consequencias no futuro.

No passado existiu por parte do Irã uma tendência de atrasar, de falar muito sem fazer nada eficiente, no entanto a comunidade internacional tem aplicado inumeras sanções para persuadir o governo iraniano a mudar sua ótica sobre este assunto.

"Estou decidido a conter o Irã para que não tenha armas nucleares". "Estou disposto a fazer o possível para que isso não ocorra", assegurou o chefe de Estado dos Estados Unidos.

Segundo Barack Obama, o desenvolvimento  nuclear iraniano pacífico e civil é um tema que tem que ver com toda a comunidade internacional, pois faremos o possível para utilizar as vias diplomáticas. É preciso olhar para este assunto com seriedade.

Tanto os Estados Unidos como seu aliado Israel tem acusado a  República Islámica de utilizar o programa nuclear para "desenvolver armas atómicas".

Estados Unidos tem armas nucleares e tem sido o único país que utilizou este tipo de procedimento, arrasando as ciudades japonesas de Hiroshima e Nagasaki em agosto de 1945, no final da Segunda Guerra Mundial. Os Governos dos Estados Unidos se negam a firmar algum protocolo de desarme das armas nucleares.

O governo iraniano tem sido alvo de acusações por parte de potências ocidentais que questionam a finalidade de seu programa nuclear apesar de que o presidente Mahmud Ahmadinejad tem declarado em reiteradas ocasiões que a produção nuclear tem fins científicos e pacíficos.

Por baixo dos olhos dos Estados Unidos e Israel, o mandatário iraniano continua com o desenvolvimento de seu programa nuclear, mesmo diante das sanções impostas pela União Européia (UE) entre outros organismos internacionais.

Irã tem mantido uma cooperação ativa com a Agência Internacional de Energia Atômica ( AIEA) que tem permido supervisões permanentes.

Tradução: Paulo Carboni
Fonte: http://www.telesurtv.net/articulos/obama-afirma-que-sanciones-contra-iran-aumentaran-este-verano



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários ofensivos e que não respeitem as normas deste blog serão deletados.